Movimento Escalada



O que é ?

O Movimento Escalada é um serviço da Igreja Católica que tem como objetivo despertar jovens, a partir dos 15 anos, para a presença de Cristo. Ele visa convidá-los a serem membros integrantes e ativos, através das paróquias e células evangelizadoras, bem como através dos seus projetos internos. O movimento defende o caráter de convocar o jovem a “Ser pessoa em clima de oração”.

Como atua?

A cada encontro realizado, os novos alpinistas passam a fazer parte de um grupo de pós, que se reúne semanalmente buscando dar continuidade à sua caminhada no Escalada. 
Nas reuniões, os jovens aprofundam sua espiritualidade, meditam sobre temas religiosos e do dia a dia, criando laços de amizade.
Os participantes desenvolvem, também, atividades que, além de despertarem o jovem à oração, estimulam o senso crítico e moral. Os jovens do Movimento Escalada atuam diretamente na sociedade, através de ações sociais frente às instituições de caridade.
              
Como surgiu?

As raízes do movimento estão em São Paulo. O Escalada foi criado e organizado por uma freira chamada Irmã Gília, que reuniu jovens ricos e pobres durante um final de semana em uma casa de retiro. Eles faziam reflexões ao ar livre, em contato com a natureza, e escalavam uma montanha.
O encontro fez sucesso, cresceu e se expandiu para Brasília e Vitória do Espírito Santo. O roteiro e orientações das atividades e palestras eram passadas por cartas pela freira.

O movimento foi implantado em Salvador por Ângela, jovem que participou do encontro em Vitória do Espírito Santo, em 1978, e hoje coordena outro movimento religioso: o OPA (Oração Pela Arte).
No início não existia uma estrutura de pós-encontro e apenas um único encontro era realizado por ano na cidade. O Escalada só ganhou a dimensão de movimento em 1985, quando os escalantes resolveram concretizar esta organização ‘pós-escalada’. Em 86, foi criada a coordenação (chamada de Grupo de Apoio), passou-se a realizar encontros específicos por zonas (Vitória e Pituba, envolvendo bairros vizinhos) e houve as primeiras tentativas de Escaladas Missionárias (no interior) durante 2 anos consecutivos em Lagarto. Foi neste ano que surgiu o Arauto, como uma espécie de folder, com tiragem mensal que trazia temas para reflexões.

Em 91, foi realizada a Primeira Escalada Missionária, em Cruz das Almas, dando inico as Escaladas Missionárias. Em 93, consolidam-se as “Escaladas Missionárias” em Itabuna e Jacobina. Depois, em Jequié, Petrolina, Terra Nova e mais tarde, Santo Amaro e Ilheús. Foi também realizada a Primeira Escalada do Engenho Velho de Brotas, comunidade carente. No mesmo ano, são formados os projetos.


Quais as cidades?



Hoje, Movimento Escalada está nas cidades de Aracaju, Canavieiras, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Ilheus, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Petrolina e Salvador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente: