A GRANDE LIÇÃO de São Francisco de Assis


Um jovem que compreendeu o chamado de Cristo para ser servo no mundo, assim é São Francisco de Assis. Esse é o exemplo maior que ele dá a cada um dos jovens que passam pelo Movimento e dele recebem o convite de Cristo para serem santos no mundo.

 Francisco entendeu que não podia abandonar o mundo, pois só assim sua missão traria frutos. Não seria apenas no mosteiro, o qual era um lugar ermo, que ele realizaria toda a mudança necessária para vivenciar sua experiência com Deus, mas, principalmente, no meio do povo da pequena Assis. Ele levou a palavra de Deus aos que mais precisavam, seguindo o evangelho. Sua obra tornou-se grande e alcançou os limites da Terra, não por defender uma idéia, mas por ter Cristo presente em sua vida.

Os jovens que pertencem ao Movimento, cheios de oportunidades, conhecimentos e planos, devem aprender com Francisco de Assis a escutar o Senhor falando. “Senhor, que queres que eu faça?”, uma frase que não foi dita somente por ele, mas também por Abraão diante do seu dilema, por Maria diante do Anjo, por Pedro e o seu dilema “a quem iremos Senhor?” e muitos outros que se tornaram modelos para nós.

Francisco, por sua capacidade de querer mudar, de enfrentar seus medos e apegos e os deixar, para, só assim, vivenciar a experiência do Cristo Ressuscitado.

A Escalada tem esse dom de trazer  jovens dispostos a “fazer novas todas as coisas”, mas o peso do dia a dia, a correria do ser, ter e fazer deixa ofuscada essa idéia original. São Francisco nos dá o caminho para que tudo seja novo: “Senhor fazei-me instrumento de Vossa Paz!”.

 “Meu Filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na Justiça e no Temor, e prepara tua alma para a provação; Humilha teu coração, espera com Paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de Sabedoria”.

Eclesiástico, cap. 2, 1-2

Texto adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente: